Com o tema “Teoria e Prática: o dia a dia do pensar e do fazer comunicação”, o primeiro painel do Intercom Norte 2011 reuniu congressistas na noite de ontem, no auditório da Faculdade Estácio Atual, para tratar sobre o assunto.
Participaram das discussões o professor e chefe da coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Estadual do centro-oeste do Paraná (Unicentro), Márcio Fernandes, o professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Valério Brittos, e a professora do curso de Comunicação Social e coordenadora do mestrado Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Ataide Malcher, como mediadora.
O professor Valério Brittos fez análises acerca do futuro da comunicação e como cada profissional e acadêmico pode contribuir para melhorar os processos midiáticos existentes no país. “O Brasil do futuro é o que cada um de nós constrói e quanto mais se faz, melhor se faz”, disse Brittos, ressaltando a importância da pesquisa para a inovação nos trabalhos que são realizados na área da comunicação social.
Já Márcio Fernandes falou como exercícios práticos podem auxiliar no desenvolvimento das pesquisas. Mostrou alguns exemplos de ações de ensino com reflexões mais filosóficas, evidenciando que é possível alcançar resultado bem estruturados. O professor exibiu um vídeo resultante de um trabalho feito com seus alunos, realizado a partir da análise de estereótipos femininos, Lei Maria da Penha, entre outros. “O próximo passo é a produção de conteúdo relacionada a essas discussões”, informou.
O professor ainda aconselhou os congressistas sobre a importância do trabalho em rede e lembrou que congressos como o Intercom são excelentes oportunidades para que as pessoas trabalhem em coletividade e comecem a construir suas “redes”. “E o mais importante é produzir conteúdo crítico e de forma abrangente”, enfatizou.
Para finalizar o expositivo do primeiro painel, os participantes da mesa sortearam várias obras entre os congressistas presentes no auditório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário