A manhã do segundo dia do evento foi dedicada às discussões das mais diversas áreas da Comunicação. Os debates acontecem dentro de grupos temáticos que estão relacionados a jornalismo; publicidade e propaganda; relações públicas e comunicação organizacional; comunicação audiovisual; comunicação multimídia; interfaces comunicacionais; comunicação, espaço e cidadania; estudos interdisciplinares da comunicação.
A dinâmica das discussões é feita com a apresentação dos trabalhos inscritos e em seguida questionamentos e comentários do coordenador e dos demais participantes. Conforme o professor Márcio Fernandes, coordenador do grupo com a temática “Estudos Interdisciplinares da Comunicação”, essa é a oportunidade da interação de idéias entre os alunos de toda região norte.
Esse ano, seis trabalhos foram apresentados na divisão temática do professor, onde discutiram assuntos diversos como moda, grafismo e consumismo. “Desse encontro de idéias sairá um livro com os trabalhos apresentados e outros que sejam relacionados e será publicado na próxima edição do Intercom Norte”, informou Fernandes.
Vanessa Damasceno, graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas, relata que sua participação no Intercom 2011 é um orgulho, pois além de representar sua instituição ela pôde expor e discutir sua pesquisa. A recém-formada apresenta dois trabalhos, um no Intercom Júnior (IJ) e outro no Expocom, na modalidade Relações Públicas/ Pesquisa de Opinião com o tema “Hábitos de consumo cultural e lazer do jovem universitário”.
A acadêmica Valéria Oliveira, aluna do sexto período do curso de jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) participou do Intercom Júnior com a temática Jornalismo, coordenado pela professora Maria Ataíde.
Para ela, essa é a oportunidade de mostrar como estão sendo realizadas as pesquisas científicas na região Norte. “Essa integração com os alunos de outros estados nos possibilita a troca de experiência. Além disso, nos faz perceber que enfrentamos praticamente as mesmas dificuldades”, disse a acadêmica.
Já o aluno Oziel Mendonça, do sétimo período de Jornalismo da UFAM, estuda a história da imprensa amazonense no início do século XX com foco na análise da ligação da literatura com o jornalismo. É a terceira vez que ele participa do evento.
“É uma oportunidade única porque nós recebemos contribuições e não adiantaria somente produzir, precisamos compartilhar. A idéia dessa pesquisa surgiu na última edição do evento, onde assisti a apresentação do trabalho de um colega com foco parecido”, explicou o acadêmico.
No final das discussões, Márcio Fernandes sorteou as obras “Civic Journalism: haverá um modelo brasileiro?”, resultado de sua dissertação de mestrado e “Mídia, cidadania, manifestações culturais e questões de gênero” de Ariane Pereira, Íris Yae Tomita, Márcio Fernandes e Sonia Kurchaidt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário