sexta-feira, 8 de abril de 2011

Escrever um artigo científico não é um bicho de sete cabeças

Depois de fazer aquele trabalho pra uma disciplina teórica ou elaborar um produto original na disciplina de laboratório, mostro só pra minha mãe e guardo na gaveta para ninguém mais mexer, certo? Errado. Todo universitário tem a O-BRI-GA-ÇÃO de divulgar aquela reflexão teórica feita durante a graduação. Aí que entram os tão temíveis artigos científicos.

Diferente do que muitos acham, escrever esse tipo de artigo é juntar todos aqueles autores que te encheram o saco durante a disciplina e fazê-los conversar com o assunto que você quiser! Isso mesmo, não tem problema de falar de twitter, televisão, meio ambiente, futebol, mulher pelada a visão da mídia sobre a mulher. Agora você está produzindo ciência e por isso tem algumas pequenas normas que você deve seguir.

Para o Intercom Júnior, os artigos devem ser escritos em Word, fonte Times New Roman 12, ter entre 10 e 15 páginas, incluindo bibliografia. Tem que ter título, nome do autor, instituição a que pertence. A estrutura do texto inclui:

Resumos em português e inglês (só pedir prozamigo que é safo em inglês)
Palavras-chave (o Trending Topics do trabalho)
Referencial teórico-metodológico (tooooda aquela teoria que você penou pra entender)
Descrição do corpus pesquisado e dos principais resultados (o que você fala e o porquê)
Conclusões (enfim, né)
Bibliografia citada (os benditos autores que você usou no artigo)

Se você ainda quer mais, veja aqui.

Não esqueça! O prazo de envio do trabalho para o Intercom Júnior termina no dia 29/04/2011.


Informações retiradas dehttp://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=219%3Anormas&catid=60&Itemid=76

Nenhum comentário:

Postar um comentário