quinta-feira, 7 de abril de 2011

Estudantes podem ter auxílio das Universidades

É sempre assim, o Intercom Norte acontece na nossa Universidade, transforma nossas vidas acadêmicas e nos convida a participar das próximas edições. O problema é quando chega o ano seguinte e não sabemos como vamos ultrapassar as fronteiras de nossos estados amazônicos para chegar ao maior Congresso de Comunicação da Região Norte.

A delegação da UFPA consegue representação expressiva nos congressos regionais e nacionais da Intercom graças aos auxílios que recebe, principalmente, da Universidade. Já atravessamos a Amazônia para apresentar trabalhos em Porto Velho, Rio Branco e esse ano já estamos articulando nossa volta à Boa Vista.

Achamos por bem, então, deixar algumas dicas de como estudantes de universidades públicas podem conseguir auxílios de suas instituições.

* Primeiro, inscrevam trabalhos, seja na EXPOCOM ou na INTERCOM JÚNIOR. Só recebe auxílio de viagem para congressos quem vai apresentar trabalhos.

* Depois, procurem a Pró-Reitoria de Extensão e dentro dela alguma diretoria, coordenação ou departamento que cuide da assistência estudantil. Certamente deve haver algum setor da pró-reitoria que cuide disso, porque a política de assistência estudantil nas universidades é nacional.

* Vocês devem se informar dos procedimentos (documentos) necessários para pedir auxílio transporte e ajuda de custo. Só para citar nosso caso na UFPA, a Universidade sempre financia nossas passagens de ônibus e dá diárias para nossa alimentação e outras necessidades básicas.

* Mas atenção! Assim como na UFPA, nas universidades de vocês deve haver um limite de auxílios por evento. Nesse caso, é preciso articular com o diretor ou coordenador de assistência estudantil a viabilidade de aumentar o número de auxílios. Marquem uma reunião com o dirigente e expliquem a importância da participação dos estudantes no Intercom. De preferência, convidem um professor de vocês para acompanhá-los nesse encontro, isso institucionalizará e creditará ainda mais o pedido.

* Tentem preparar as documentações e enviá-las em conjunto, para mostrar que é uma articulação do curso de vocês e não somente de um ou outro aluno. Mostrar organização e empenho ajuda e muito nesses momentos!

Nossos amigos de universidades particulares ou públicas que não tenham auxílio de suas instituições podem também correr atrás de patrocínios de empresas ou outras organizações. A galera de Publicidade e Marketing pode ajudar nesse sentido.
Bom, pessoal, boa sorte pra vocês! Qualquer dúvida, podem entrar em contato com os integrantes da delegação da UFPA pelas redes sociais virtuais, ou aqui mesmo pelo blog que é um espaço aberto para todos colaborarem! Será ajudando uns aos outros que vamos conseguir desenvolver nossos cursos e nossa belíssima área da Comunicação na Amazônia.

Até Boa Vista!

2 comentários:

  1. Nossa! considero muito válida todas essas dicas. E fico muito feliz com a iniciativa de vocês em estimular os acadêmicos dos outros estados. Poderíamos ser considerados "concorrentes" mais na na verdade somos todos aliados, buscando juntos profissionais cada vez mais comprometidos e estruturados na nossa area, que infelizmente ainda tem muito a crescer. Sou aqui de Porto Velho Rondônia, estive no Intercom Norte o ano passado e sou testemunha da união de "peso" que a UFPA tem nos congressos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Janaina! Você disse tudo: Somos todos aliados!

    Um abraço a todos de Porto Velho!

    Clareana Rodrigues - UFPA

    ResponderExcluir