sexta-feira, 8 de abril de 2011

Escrever um artigo científico não é um bicho de sete cabeças

Depois de fazer aquele trabalho pra uma disciplina teórica ou elaborar um produto original na disciplina de laboratório, mostro só pra minha mãe e guardo na gaveta para ninguém mais mexer, certo? Errado. Todo universitário tem a O-BRI-GA-ÇÃO de divulgar aquela reflexão teórica feita durante a graduação. Aí que entram os tão temíveis artigos científicos.

Diferente do que muitos acham, escrever esse tipo de artigo é juntar todos aqueles autores que te encheram o saco durante a disciplina e fazê-los conversar com o assunto que você quiser! Isso mesmo, não tem problema de falar de twitter, televisão, meio ambiente, futebol, mulher pelada a visão da mídia sobre a mulher. Agora você está produzindo ciência e por isso tem algumas pequenas normas que você deve seguir.

Para o Intercom Júnior, os artigos devem ser escritos em Word, fonte Times New Roman 12, ter entre 10 e 15 páginas, incluindo bibliografia. Tem que ter título, nome do autor, instituição a que pertence. A estrutura do texto inclui:

Resumos em português e inglês (só pedir prozamigo que é safo em inglês)
Palavras-chave (o Trending Topics do trabalho)
Referencial teórico-metodológico (tooooda aquela teoria que você penou pra entender)
Descrição do corpus pesquisado e dos principais resultados (o que você fala e o porquê)
Conclusões (enfim, né)
Bibliografia citada (os benditos autores que você usou no artigo)

Se você ainda quer mais, veja aqui.

Não esqueça! O prazo de envio do trabalho para o Intercom Júnior termina no dia 29/04/2011.


Informações retiradas dehttp://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=219%3Anormas&catid=60&Itemid=76

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fiz um trabalho firme, mas agora tenho que escrever um paper. O que eu faço?


Escrever um paper para o Expocom é muito mais simples do que você imagina. Apesar do paper ser um texto científico, que exige que façamos o exercício de dialogar com os autores da nossa área, é nesse momento que podemos contar os “bastidores” daquela mega produção que todos da turma elogiaram ou deu um trabalhão que marcou nossos dias na faculdade.

Aproveite! É a partir do paper que os avaliadores conhecerão como o produto foi desenvolvido. Afinal, não dá pra falar com eles como se fosse aquela tia chata em um aniversário de família e muito menos contar tudo que foi necessário fazer para construir um vídeo ou o que quer que estejamos apresentando, em 10 minutos de apresentação oral!

Então, arrase logo no paper! Siga aquele esquema básico que você se dará bem: introdução, objetivos, justificativa, métodos e técnicas utilizados, descrição do produto, trabalho ou processo. E ao final, por favor, não vá esquecer das referências bibliográficas. Muito do seu trabalho estará descrito nessa parte. Atenção para os avaliadores, eles não querem ler uma mera descrição, mas uma reflexão sobre o processo de construção daquele trabalho.

Se você precisar colocar tabelas e ilustrações, elas devem ser apresentadas no corpo do texto ou como complemento (apêndice), no próprio arquivo do trabalho. Não esqueça que o paper tem que ter entre 5 a 10 páginas, ok?

Ainda tem dúvidas, veja este exemplo aqui.

Não esqueça! O período para IES indicar trabalhos e alunos líderes termina dia 15/04/2011 (sexta-feira). Perturbe o coordenador do seu curso, o professor e o colega, mas não deixe de inscrever aquele trabalho digno de Cannes. E se já foi indicado, você tem até o dia 29/04/2011 (sexta-feira) para colocá-lo na Plataforma da Intercom. Ah, e lembre de seguir aespecificações!

Estudantes podem ter auxílio das Universidades

É sempre assim, o Intercom Norte acontece na nossa Universidade, transforma nossas vidas acadêmicas e nos convida a participar das próximas edições. O problema é quando chega o ano seguinte e não sabemos como vamos ultrapassar as fronteiras de nossos estados amazônicos para chegar ao maior Congresso de Comunicação da Região Norte.

A delegação da UFPA consegue representação expressiva nos congressos regionais e nacionais da Intercom graças aos auxílios que recebe, principalmente, da Universidade. Já atravessamos a Amazônia para apresentar trabalhos em Porto Velho, Rio Branco e esse ano já estamos articulando nossa volta à Boa Vista.

Achamos por bem, então, deixar algumas dicas de como estudantes de universidades públicas podem conseguir auxílios de suas instituições.

* Primeiro, inscrevam trabalhos, seja na EXPOCOM ou na INTERCOM JÚNIOR. Só recebe auxílio de viagem para congressos quem vai apresentar trabalhos.

* Depois, procurem a Pró-Reitoria de Extensão e dentro dela alguma diretoria, coordenação ou departamento que cuide da assistência estudantil. Certamente deve haver algum setor da pró-reitoria que cuide disso, porque a política de assistência estudantil nas universidades é nacional.

* Vocês devem se informar dos procedimentos (documentos) necessários para pedir auxílio transporte e ajuda de custo. Só para citar nosso caso na UFPA, a Universidade sempre financia nossas passagens de ônibus e dá diárias para nossa alimentação e outras necessidades básicas.

* Mas atenção! Assim como na UFPA, nas universidades de vocês deve haver um limite de auxílios por evento. Nesse caso, é preciso articular com o diretor ou coordenador de assistência estudantil a viabilidade de aumentar o número de auxílios. Marquem uma reunião com o dirigente e expliquem a importância da participação dos estudantes no Intercom. De preferência, convidem um professor de vocês para acompanhá-los nesse encontro, isso institucionalizará e creditará ainda mais o pedido.

* Tentem preparar as documentações e enviá-las em conjunto, para mostrar que é uma articulação do curso de vocês e não somente de um ou outro aluno. Mostrar organização e empenho ajuda e muito nesses momentos!

Nossos amigos de universidades particulares ou públicas que não tenham auxílio de suas instituições podem também correr atrás de patrocínios de empresas ou outras organizações. A galera de Publicidade e Marketing pode ajudar nesse sentido.
Bom, pessoal, boa sorte pra vocês! Qualquer dúvida, podem entrar em contato com os integrantes da delegação da UFPA pelas redes sociais virtuais, ou aqui mesmo pelo blog que é um espaço aberto para todos colaborarem! Será ajudando uns aos outros que vamos conseguir desenvolver nossos cursos e nossa belíssima área da Comunicação na Amazônia.

Até Boa Vista!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CONHEÇA A SEDE DO INTERCOM NORTE 2011


Boa Vista é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro de Roraima. Concentrando aproximadamente dois terços dos roraimenses, situa-se na margem direita do Rio Branco. É a única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador.


Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Região Norte do Brasil pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado pelo arquiteto Darci Aleixo Deregusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França. É uma cidade tipicamente administrativa e concentra todos os serviços estaduais.


Urbanismo
Boa Vista possui um moderno plano urbanístico. É uma cidade planejada, e no Centro é disposta em formato radial, dando a aparência de um leque. Este belo plano é considerado, por alguns, o mais harmonioso entre as capitas nortistas brasileira.



Fonte: http://www.faculdadeatual.edu.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=82&Itemid=93

Faculdade Atual da Amazônia
O Projeto da Faculdade Atual da Amazônia foi construído a partir de um minucioso diagnóstico sobre a realidade do ensino superior no estado de Roraima em 1999. Em 2000, iniciou uma pequena turma de especialização em consultoria empresarial, em parceria com a Universidade federal de Roraima (UFRR) e o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
Instalou-se em Boa Vista definitivamente, iniciando suas atividades no Colégio Colméia, em 28 de março de 2001, data em que foi credenciada pelo Ministério da Educação. Pouco tempo depois, teve início a construção do campus, numa área com mais de 150.000 m2, e atualmente com mais de 12.000 m2 de edificações e áreas comuns como estacionamento, complexo de esporte e praças de integração, no bairro União.
A Faculdade Atual da Amazônia possui mais de 160 professores, 150 colaboradores e 4.000 alunos distribuídos nos cursos de Direito, Administração de Empresas, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Licenciatura em Pedagogia e Computação, Tecnólogo em Gestão Pública, Tecnólogo em Gestão de Agronegócios, Tecnólogo em Eventos, Tecnólogo em Secretariado Executivo, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Tecnólogo em Processos Gerenciais, Tecnólogo em Comércio Exterior, além de cursos de pós-graduação em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.



Determinação, visão empreendedora e estratégia de mercado. Esse foi o tripé utilizado para a criação da Faculdade Atual da Amazônia, que em pouco mais de 8 anos se consolidou como a marca da educação no estado, tendo obtido recentemente o conceito máximo na avaliação externa do Ministério da Educação.



ONDE ESTAMOS





Email Expocom: expocomnorte@gmail.com

Intercom Jr - Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

O Intercom Jr é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação. O encontro é realizado no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e nos congressos regionais da entidade. Os alunos podem apresentar projetos de iniciação científica (PIBIC), trabalhos de campo ou oficinas experimentais, entre outros.
Nos congressos, os estudantes são agrupados em Divisões Temáticas (DTs), conforme o assunto do trabalho. Cada DT tem um coordenador para organizar o trabalho dos alunos. Consulte as ementas das sub-áreas temáticas do Intercom Junior. São elas:

- Jornalismo; Publicidade e Propaganda;
- Relações Públicas e Comunicação Organizacional;
- Comunicação Audiovisual;
- Comunicação Multimídia;
- Interfaces Comunicacionais;
- Comunicação, Espaço e Cidadania;
- Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Você tem até o dia 29 de abril para postar o seu trabalho na Plataforma do Intercom e até o dia 26 de abril para pagar o boleto.

Fonte: http://www.portalintercom.org.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=215:o-que-e&catid=60&Itemid=76

terça-feira, 5 de abril de 2011

Você sabe o que é pesquisa empírica?

O tema do 10ª edição da Intercom Norte, que acontecerá na Faculdade Atual da Amazônia, em Boa Vista (RR), de 01 a 03 de junho, é “Quem tem medo da pesquisa empírica?”. Mas, afinal, o que é pesquisa empírica?
O jornalista, professor, pesquisador Doutor José Marques de Melo, mentor do tema central do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, “Quem tem medo da pesquisa empírica?”, justifica sua importância para o desenvolvimento científico da área.

“A pesquisa em comunicação emerge, no panorama das ciências humanas, no ramo dos estudos empíricos, situando-se como área do conhecimento aplicado. Sua natureza fenomenológica, servindo como fonte de referência para a tomada de decisões estratégicas, na retórica de Aristóteles ou na nova retórica de Schramm, não deixa dúvidas quanto à identidade adquirida na árvore mundial do saber.


Trata-se de acervo cognitivo acumulado seletivamente pela práxis, legitimado historicamente pelas corporações de artes e ofícios, e democraticamente transmitido às novas gerações, através da oralidade, típica da era artesanal. Tornou-se artefato impresso, na idade industrial, abrigando a teoria sistematizada pelos mestres dos ofícios respectivos. Socializado através de manuais destinados ao aprendizado dos novos profissionais, o saber comunicacional manteve-se circunscrito ao empirismo hegemônico no período que antecede sua apropriação pela universidade.

Isso ocorre efetivamente durante o século XX, quando as disciplinas que correspondem ao conhecimento vigente em cada uma das profissões socialmente estabelecidas – jornalismo, propaganda, cinematografia, relações públicas e outras – são reunidas em espaços contíguos – faculdades, escolas, departamentos – que constituem o campo emergente de ciências da comunicação.

Essa transição do saber fragmentado, enraizado na práxis, para o conhecimento holístico, demandado pelo campus, tem se caracterizado pela convivência, nem sempre harmônica, entre seus protagonistas, gerando idiossincrasias e nutrindo preconceitos mútuos. Esse conflito latente entre “pragmáticos” e “teóricos”, ou seja, entre os praticantes dos ofícios comunicacionais e seus pesquisadores acadêmicos, vem produzindo equívocos semânticos, como, por exemplo, a desqualificação do adjetivo “empírico”, convertido em antônimo de “teórico”.

Assim sendo, a pesquisa em comunicação, genuinamente instituída no universo empírico do fazer jornalístico, publicitário, cinematográfico, etc., passa a ser estigmatizada, desassistida e até mesmo obstaculizada. Rotulada como anacrônica, instrumental, mecanicista por seus antagonistas, adquire significado equivalente ao discurso do senso comum. Empírico resume-se, para tais exegetas, em conhecimento baseado apenas na experiência, destituído de caráter científico. Seus praticantes são anatematizados como charlatães, forjados pela prática e indexados como inimigos do racionalismo porque desprovidos de bagagem teórica.

Reagindo ao patrulhamento, os pesquisadores dos campos profissionais desqualificam as contribuições oriundas das disciplinas conexas, julgando-as inapropriadas porque eivadas de abstracionismo e classificando seus autores como “teóricos” incapazes de por os pés na terra, meros fabricantes de conhecimento inútil.

Desde a sua fundação, a INTERCOM tem procurado instituir uma “terceira via”, promovendo o diálogo entre “empíricos” e “teóricos”, na tentativa de superar essa falsa dicotomia.

Este é o desafio que os atuais dirigentes da nossa comunidade científica decidiram enfrentar. Através de uma manchete provocativa, pretendem criar uma espécie de glassnost acadêmica.  Ensejando oportunidades, durante o XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, para desarmar os espíritos, ambicionam chegar a soluções de compromisso capazes de integrar teoria e práxis.

Se desse debate pluralista resultar a superação de preconceitos e a produção de estudos compartilhados, a INTERCOM sairá engrandecida. Pois estará colhendo os frutos da árvore utopicamente plantada pelos seus fundadores em terreno fértil, diligentemente irrigado pela sua vanguarda para beneficiar as novas gerações de pesquisadores.”

José Marques de Melo . Fundador e Presidente de Honra da INTERCOM


Reproduzido do Blog Filosomídia 




O prazo final para a indicação dos trabalhos ao Expocom pelas IES é dia 15 de abril

No dia 15 de abril (sexta-feira), se encerra o prazo para que as Instituições de Ensino Superior (IES) indiquem os trabalhos que serão apresentados na Expocom - exposição de produtos experimentais do Intercom.

A premiaçãé voltada para trabalhos produzidos por alunos de graduação dos cursos de Comunicação Social e suas habilitações no decorrer do ano de 2010, e sejam orientados e/ou supervisionados por professores do curso.

Os eventos regionais acontecem em Cuiabá (MT), na Universidade Federal do Mato Grosso; em Maceió (AL), no Centro de Estudos Superiores de Maceió; em Boa Vista (RR), na Faculdade Atual da Amazônia; em São Paulo (SP) na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado; e em Londrina (PR) na Universidade Estadual de Londrina.

Os vencedores das edições regionais concorrem na edição nacional do evento, que neste ano, acontece em Recife (PE), de 3 a 6 de setembro. (VER IMAGENS DOS VENCEDORES DO ANO PASSADO)

Os trabalhos de alunos recém-formados também podem ser inscritos, contanto que o trabalho tenha sido realizado durante a graduação e com orientação/supervisão de um docente no decorrer do ano de 2010.

A EXPOCOM conta com cinco categorias:
 I - Cinema e Audiovisual (para alunos de Cinema e Vídeo, Audiovisual e Rádio & TV);
 II - Jornalismo (para alunos de Jornalismo);
 III - Publicidade e Propaganda (para alunos de Publicidade e Propaganda e afins);
 IV - Relações Públicas (para alunos de Relações Públicas);
 V - Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação (para alunos de quaisquer habilitações em Comunicação).

Cada categoria está divida em modalidades, que podem ser encontradas, assim como o regulamento da EXPOCOM na íntegra, no site da intercom, onde as IES podem fazer a indicação dos trabalhos selecionados para a etapa regional, cujas atividades se dão durante o congresso regional.

O formato de apresentação dos trabalhos varia. Podem ser peças ú nicas ou séries de programas, por exemplo. Esse quesito depende da modalidade escolhida pelo candidato.

Cada IES é responsável por eleger 1 (um) trabalho para cada modalidade. Esta seleção interna é a etapa local da EXPOCOM e é de responsabilidade de cada Universidade/Faculdade.


Em 2011 o INTERCOM Norte será realizado na Faculdade Atual da Amazônia – Boa Vista (RR), de 01 a 03 de junho. Mais informações podem ser encontradas aqui no blog ou pelosite da intercom: www.intercom.org.br

A participação dos graduandos na EXPOCOM é uma etapa importante para a aproximação dos alunos com os fóruns acadêmicos, além de ser vital para o fortalecimento da constituição da comunicação como campo do conhecimento.



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fique atento aos prazos do evento!

O X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte será realizado de 01 a 03 de junho de 2011 na Faculdade Atual da Amazônia em Boa Vista, Roraima. 


Expocom
–  período para IES  indicar trabalhos e alunos líderes

01/03 a 15/04/2011

Per
íodo de submissão de trabalhos: Expocom, DTs e IJs

03/03 a 29/04/2011

Data limite para os interessados em
enviar trabalhos pagar boleto da taxa de inscri
ção
26/04/2011

Comunica
ção dos aceites de trabalhos
05/05/2011

Inscrição no Congresso

01/03 a 18/05/2011

Participe do maior congresso de Comunicação da Região Norte


O Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte – Intercom Norte está com inscrições abertas até o dia 18/05. O evento acontece na Faculdade Atual da Amazônia, em Boa Vista (RR), de 01 a 03 de junho, com coordenação local da professora Cláudia Bardal Sória. 
O congresso tem como tema “Quem tem medo da pesquisa empírica?” e é voltado para alunos de graduação em Comunicação, professores, pesquisadores e profissionais da área. As mesas poderão abordar o tema central a partir de diferentes perspectivas – teoria e metodologia, pesquisa empírica em comunicação na academia, pesquisa empírica no mercado profissional, e experiências interdisciplinares. 
Expocom – Palestras, conferências e edições locais das Divisões Temáticas e do Intercom Júnior fazem parte da programação do encontro. No congresso, será realizada uma edição local do Expocom – prêmio para os melhores produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos de graduação em Comunicação, matriculados nos cursos da Região Norte. Os vencedores concorrem na edição nacional do evento, que, neste ano, acontece em Recife (PE), de 3 a 6 de setembro. Para participar do Expocom, o aluno precisa ser indicado por sua instituição de ensino superior, fazer a inscrição no congresso regional e submeter o trabalho.