sexta-feira, 3 de junho de 2011

Intercom Norte encerrará com divulgação dos vencedores no Expocom


Foto: Leudy Paz

Após três dias de muita troca de experiência e conhecimentos entre acadêmicos, professores e pesquisadores, o Intercom Norte 2011 terminou ontem com a divulgação dos vencedores do Expocom, que irão representar a Região Norte na edição nacional do Intercom, em Recife (PE).

Mais de 70 trabalhos foram apresentados durante o Intercom deste ano, divididos em 44 modalidades que vão desde programas de rádio e TV, jornalismo impresso, fotografia, documentários, blog, website, campanhas publicitárias, cartaz, charge, assessoria de comunicação, entre outros.

O objetivo dessa iniciativa é fazer com que os estudantes adquiram experiência em conteúdo e, principalmente, façam uma troca de informações e com isso adquiram conhecimentos para suas futuras análises críticas.

Para quem estava defendendo o tema, não faltou nervosismo e o improviso em algumas apresentações, que foram essenciais para alcançar resultados positivos. A acadêmica de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Vanessa Damasceno, apresentou na categoria de Relações Públicas, o “Perfil dos Hábitos de Consumo Cultural do Jovem Universitário”, no qual apontou em sua pesquisa a geração Y, que são os jovens internautas.

“O objetivo era encontrar um traço de relacionamento entre os jovens, envolvendo cinema, teatro, festa, internet, entre outros. A internet é um dos pontos que mais atrai os jovens nos dias atuais”, disse Vanessa.

Na categoria de publicidade e propaganda, o estudante da Faculdade Internacional de Rondônia (UNIRON), Calebe Guerreiro Ortz, apresentou o jingle “Gellatino Sabores”, um produto de áudio que buscava oferecer ao público alvo, cinco sabores diferentes em apenas um picolé.

“Escolhemos o rádio por ser uma mídia de massa, que abrange o maior número de pessoas. O Intercom Norte está sendo um grande aprendizado e uma troca de informações entre os colegas”, afirmou.

Vários temas foram abordados no encontro. A pedofilia foi uma deles em algumas categorias. De acordo com a estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pará (UFPA), Eduarda Silva, que apresentou um outdoor de Combate à Pedofilia na Internet, 57% das crianças já utilizam o computador com acesso a internet, porém a pesquisa cai para 44%, quando os pais perguntam aos filhos.

“A idéia do outdoor foi de conscientizar pais e responsáveis a orientar seus filhos quanto ao uso responsável pela internet. E utilizamos uma parede que separa os pais dos filhos”. Frisou Eduarda.

Já na categoria Produção Editorial e Trandisciplinar em Comunicação, a revista customizada “Faces”, foi apresentada pelo aluno de Publicidade e Propaganda da UFPA, Weverton Raiol Gomes de Souza, que mostrou um pouco do cotidiano de um bairro bem conhecido na cidade de Belém do Pará, Cidade Velha, com pontos turísticos de igrejas, baladas e contando um pouco da história do local.

“O evento vem só a acrescentar nosso conhecimento e, assim, podemos ter a possibilidade de analisar e até mesmo criticar outros trabalhos”, avaliou Weverton.


Para o jornalista Alex Damaceno, um dos avaliadores do Expocom, o importante não é avaliar a quantidade de trabalhos, mas incentivar a produção e o aperfeiçoamento dos próprios alunos. “Que os prêmios sirvam também de incentivo. Os trabalhos que sairão daqui, certamente, terão nível para concorrer ao Intercom Nacional”, afirmou Damasceno. 

Um comentário:

  1. Eu sei que essa menina lá do alto vai longe. Vanessa, tudo que faz é com brilhantismo. E o seu prêmio maior é sempre a qualidade do produto.

    ResponderExcluir