Analisar os pontos convergentes e divergentes entre Jornalismo Cultural e Literatura. Esse é o objetivo da Oficina Jornalismo Cultural e Literatura, promovido pelo Itaú Cultural no Intercom Norte 2011. Você pode fazê-la no dia 02 de junho (quinta-feira), das 14h às 18h ou no dia 03 de junho (sexta-feira), das 14h às 18h.
O laboratório será ministrado por Luiz Ruffato. Ele trabalhou como repórter, redator, editor e secretário de redação no Jornal da Tarde, de São Paulo, até 2003. Desde então, dedica-se exclusivamente à literatura. É autor de “Eles Eram Muitos Cavalos”, “Estive em Lisboa”, “Lembrei de você” e do projeto “Inferno Provisório”. Seus livros foram lançados em vários lugares do mundo.
Tudo vai girar em torno de questionamentos como: O que transforma a história de um personagem real em reportagem ou peça de ficção? O que há de romanesco no cotidiano? Em que momento o texto ganha uma transcendência e transforma-se em literatura? É possível escrever uma reportagem a partir de uma peça de ficção e uma ficção a partir de uma reportagem?
Essa atividade traz um tema muito interessante e atual, além de oferecer aos participantes um kit com brindes do Itaú Cultural. Você não vai querer perder, vai? Para quem perder a oportunidade terá a chance de participar no último dia do evento, no mesmo horário. Por isso, garanta logo seu lugar na platéia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário