quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pesquisa empírica será tema de conferência de Nélia Del Bianco no Intercom Norte

Os desafios da pesquisa empírica em Comunicação serão o tema da conferência de abertura do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte – Intercom Norte (Boa Vista - RR). O assunto será abordado pela professora Nélia Del Bianco, doutora em Comunicação pela ECA-USP e vice-presidente da Intercom.

De acordo com Nélia, o tema faz pensar, como problema central, sobre os caminhos da pesquisa científica na área de Comunicação. “Remonta às discussões sobre a construção do conhecimento no século 18, quando entraram em conflito os filósofos que defendiam o empirismo e os racionalistas. Evidentemente que o pensamento contemporâneo é sucedâneo de Emanuel Kant e sua crítica da razão pura”, explica, lembrando que o conhecimento é possível pela conjunção entre matéria, proveniente dos sentidos, e forma, que são as categorias do entendimento.

Conforme a pesquisadora, ao propor essa discussão, a Intercom sinaliza para a área sobre a necessidade de superar a velha dicotomia entre o campo dos profissionais, pragmáticos, e os teóricos em comunicação. “Como disse o professor José Marques de Melo, ao apresentar o tema para a instituição, esse conflito latente entre os praticantes dos ofícios comunicacionais e seus pesquisadores acadêmicos vem produzindo equívocos semânticos, como, por exemplo, a desqualificação do adjetivo “empírico”, convertido em antônimo de “teórico”. O conflito tem criado obstáculos e estigma para aqueles que se propõe a aliar conhecimento à experiência e à razão. Não raro a pesquisa empírica tem sido rotulada como anacrônica, instrumental e mecanicista”, defende.

Nélia apresentará aos presentes as iniciativas da Intercom para estimular a pesquisa empírica em Comunicação. Além disso, levará um exemplo prático – a pesquisa Mapeamento das condições técnicas das emissoras de rádio brasileiras e sua adaptabilidade ao padrão de transmissão digital sonora terrestre, que tem o apoio da Fundação Ford. A pesquisa engloba uma amostra de 500 emissoras – 80% do perfil do mercado de rádio no país.

A conferência está agenda para o dia 01 de junho, às 20h, no Auditório IFERR da Faculdade Atual da Amazônia. A programação do Intercom Norte segue até o dia 03 de junho, com palestras, oficinas, laboratórios e edições locais das Divisões Temáticas, do Intercom Júnior e do Prêmio Expocom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário